Histórico

           Com a promulgação da Lei 8069/90, Estatuto da Criança e do Adolescente pelo então presidente Fernando Collor de Melo, o municipio logo se mobilizou para criar a Lei Muncipal de acordo com o estabelicido no ECA. Muito foram os encontros com vistas a se atingir o objetivo e não poucas foram as dificuldade já que à epoca não se existia o fácil acesso à informção como hoje, mas com muito dificuldade, em  1992, o Prefeito Alvaro Guimarães, sancionava a Lei Municipal 005/92 que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar.
            Por um determinado período, a 005/92 ficou engavetada já que a lei fora cumprida ( o municipio da tinha sua Lei como determinava o ECA). A partir de 1997, a lei foi tirada da gaveta e começou um processo para se por em prática o que a mesma determinava. Nessa momento entram em cena pessoas como: Abelardo, Nádja, Profº Jorge, Salete do Carmo, Jaciel, Neide Granja, Helio Vieira, Darci Rolim e outros tantos (peço desculpas por não lembrar de todos), que se engajaram na luta para fazer valer o Direito da Criança e do Adolescente campoalegrense.
             Nessa mesma época, começa a frenquentar o municipio de Campo Alegre o Dr. Edmilson Souza, na época, conselheiro tutelar do 1º Conselho Tutelar de Alagoas e um dos primeiros no Brasil, que aqui vinha trazendo cohecimento e informções importantes que muito colaboraram para que em 1998 foi instalado o 1º Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que teve como Pesidente a Professora Salete Carmo e como Secretário Executivo o Professor Jaciel Gomes.
             Salete e Jaciel vestiram verdadeiramente a camisa do CMDCA e juntos, reunindo-se em plena praça publica, enfrentando todos os tipos de dificuldades, buscaram informações e em junho daquele mesmo ano conseguiram realizar a eleição do primeiro Conselho Tutelar de Campo Alegre que teve como conselheiros Hélio Temóteo, Terezinha, Elson, Vânia Oliveira e Jucilene.
              Após a posse dos Conselheiros Tutelares, marcada por muita pompa, como deveria ser, sem apoio para continuar atuando, o CMDCA passou a funcionar de forma precária até ter suas atividades interrompidas por um período que coincidiu com o mandato dos CTs, sendo convocado seus membros pelo MP, para realizar novas eleições desta vez tendo o professor Jaciel como presidente e a professora Salete como secretária.
               Depois das eleições a coisa voltou a se repetir, CMDCA não atua até novas eleições. Poucas vezes que funcionou após eleições, o CMDCA teve como presidente o Sr Hélio que também foi responsável por uma eleição secretáriado pelo professor Ednaldo que depois veio assumir a presidencia interina do Conselho e outros cidadãos que desafiam as dificuldades em busca de algo melhor, acreditando que é possivel  fazer a diferença.
                Hoje o CMDCA tem a frente novamente o Professor Jaciel Gomes, como Vice-Pesidente o Sr. Jocelino Ricardo e Secetária Executiva a professora Euzenita Costa.
                Espera-se que desta vez o CMDCA não ficará apenas nas eleições. Os seus membros, hoje, em sua maioria, têm demostrado interesse pela causa e nos faz crer que as coisas realmente serão diferente, sem contar, ainda do apoio do Prefeito Mauricio Tenório e do Promotor Andresson Charles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário